quarta-feira, 23 de maio de 2018

Scanning e Skimming: as Estratégias de Leitura do Inglês Instrumental


Skimming

Consiste em observamos o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral do mesmo, sem nos preocuparmos com os detalhes. 
      Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, título, sub-titulo, cognatos, primeiras e/ou últimas linhas de cada parágrafo, bem como à informação não-verbal(figuras, gráficos e tabelas). 
     No contexto acadêmico a técnica de skimming é bastante empregada na seleção de material bibliográfico para trabalhos de pesquisa.

 Scanning
       Técnica de leitura que consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. O scanning é prática rotineira na vida das pessoas. Alguns exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo ou capítulo de interesse. Essa técnica não exige leitura completa nem detalha do texto.
O Scanning é uma técnica excelente para resolver testes de proficiência em leitura da língua inglesa de mestrados e doutorados que cobram a interpretação de textos. Seguem uma sugestão de passos para aplicar a técnica de scanning na prova:
–  Não comece lendo o texto. Leia primeiramente a questão e identifique a palavra chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;
–  Se a questão estiver escrita em português e a instituição permitir o uso do dicionário, procure nele o significado desta palavra chave;
–  Em seguida vá ao texto, passe os olhos rapidamente por ele e localize a palavra chave da questão;
–  Leia somente o paragrafo em que encontrou a palavra chave. Na maioria das vezes a resposta estará nele. Com isso não precisará ler todo o texto ganhando muito tempo na prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.